Banco Local de Voluntariado de Penalva do Castelo

Banco Local de Voluntariado de Penalva do Castelo…

…deposite solidariedade!

Na sociedade atual, a prática do voluntariado assume, cada vez mais, um lugar de destaque, na medida em que há o reconhecimento da sua importância para o exercício de uma cidadania ativa.

A ideia da criação do Banco Local de Voluntariado de Penalva do Castelo emergiu no seio do Programa Rede Social, após a tomada de consciência de que todos nós, enquanto cidadãos, podemos ter um papel ativo no melhoramento do bem-estar das pessoas e da sua qualidade de vida.

As próprias instituições, enquanto entidades promotoras de voluntariado, estão a estabelecer a ponte entre quem quer dar e quem precisa de receber, complementando e enriquecendo, assim, a sua atividade.

O Banco Local de Voluntariado de Penalva do Castelo foi constituído a 30 de março de 2009, como uma estrutura que a nível local e de forma flexível e descentralizada pretende ser facilitadora do voluntariado, de forma a poder atuar em áreas tão diversificadas como: apoio a idosos, crianças e jovens; educação; saúde; desporto; ambiente; associativismo, pobreza e exclusão social, etc..

A criação desta estrutura é um incentivo à prática do voluntariado no concelho de Penalva do Castelo, através da qual é possível que cada um de nós tenha um papel decisivo no desenvolvimento social local.

A Câmara Municipal lança o repto a todos os interessados para que se juntem a este projeto e contribuam para que se construa um concelho mais justo, solidário e humano.

Inscreva-se no BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE PENALVA DO CASTELO e divulgue a iniciativa!

Finalidade

O BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE PENALVA DO CASTELO é um espaço de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado que pretendam integrar voluntários.

Objetivos gerais:

▪ Promover o encontro entre oferta e procura de voluntariado;
▪ Sensibilizar os cidadãos e as organizações para o voluntariado;
▪ Divulgar projetos e oportunidades de voluntariado;
▪ Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado, a nível local.

Objetivos específicos:

▪ Acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado;
▪ Proceder ao encaminhamento de voluntários para entidades promotoras de voluntariado;
▪ Acompanhar a inserção de voluntários nas entidades para onde foram encaminhados;
▪ Disponibilizar ao público informações sobre voluntariado.

Domínios do Trabalho Voluntário:

▪ Ação Social;
▪ Educação;
▪ Desporto;
▪ Proteção do Ambiente;
▪ Defesa do Património;
▪ Proteção Civil;
▪ Outros.

Voluntários

Ser Voluntário é:

Prestar serviços não remunerados numa organização promotora, de forma livre, desinteressada e responsável, no seu tempo livre. (Art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

Perfil:

▪ Participativo;
▪ Disponível;
▪ Motivado;
▪ Comprometido com a organização promotora;
▪ Responsável nas atividades que desenvolve com os destinatários;
▪ Convergente com os interesses dos destinatários e com a cultura e valores da organização promotora;
▪ Atitude isenta e solidária;
▪ Gosto pelo trabalho em equipa;
▪ Demonstrar capacidade de adaptação e aprendizagem.

Direitos:

▪ Desenvolver um trabalho, de acordo com os seus conhecimentos, experiências e motivações;
▪ Ter acesso a programas de formação inicial e contínua que propiciem o aperfeiçoamento do trabalho voluntário;
▪ Receber apoio, no desempenho do seu trabalho, com acompanhamento e avaliação técnica;
▪ Participar das decisões que dizem respeito ao seu trabalho;
▪ Acordar com a organização promotora um programa de voluntariado, que regule os termos e condições do trabalho que vai realizar.

Deveres:

▪ Respeitar a vida privada e a dignidade dos indivíduos a quem se destina a sua atividade de voluntariado;
▪ Colaborar com a entidade promotora, respeitando as suas opções e seguindo as suas orientações técnicas;
▪ Garantir a regularidade do exercício do trabalho voluntário, de acordo com o programa acordado com a organização promotora;
▪ Guardar sigilo sobre assuntos confidenciais;
▪ Actuar de forma gratuita e interessada, sem esperar contrapartidas e compensações patrimoniais.

Formação:

Todos os indivíduos recebem formação inicial em voluntariado, da responsabilidade do Banco Local de Voluntariado, e uma formação específica, da responsabilidade da organização promotora.

Requisitos:

▪ Ter idade superior a 16 anos;
▪ Fazer a sua candidatura, no Banco Local de Voluntariado de Penalva do Castelo, mediante o preenchimento de uma Ficha de Inscrição;
▪ Enquadrar-se no perfil geral do/a candidato/a e nas características específicas das tarefas a realizar;
▪ Ter disponibilidade para a prática do voluntariado.

Flyer do Banco Local de Voluntariado de Penalva do Castelo
Download (PDF | 958 KB)
Cartaz do Banco Local de Voluntariado de Penalva do Castelo
Download (PDF | 611 KB)