Bonecos de Pano pela inclusão das Crianças com Deficiência

De forma a mobilizar os alunos para a defesa da dignidade, dos direitos, igualdade de oportunidades e bem-estar das pessoas com deficiência, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, numa parceria com os artesãos locais Graça Gonçalves e Ramiro Carvalho, deu início à coleção de bonecos inclusivos “Iguais na Diferença”.

A apresentação deste projeto foi realizada em todos os Jardins de Infância do concelho como forma de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 03 de dezembro de 2018.

Este tema foi ainda trabalhado com a leitura do livro “Um detetive em cadeira de rodas”, de Luísa Ducla Soares e que está integrado na coleção Meninos Especiais. De seguida, os alunos foram surpreendidos com a apresentação dos bonecos inclusivos “Iguais na Diferença”, constituída por um menino invisual, outro com paralisia cerebral e uma menina amputada, tendo-lhes sido solicitada a colaboração na escolha dos nomes a dar a cada um.

No final, as crianças ficaram a conhecer um colaborador da Câmara Municipal que tal como o protagonista da história, também ele tem paralisia cerebral, ouvir a sua história de vida e os obstáculos que tem ultrapassado, mostrando que as pessoas com limitações conseguem vencer as adversidades e realizar os seus sonhos.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de brincar com este colaborador, verificando que as brincadeiras podem ser adaptadas às limitações de cada um.

Pretendeu-se com esta iniciativa potenciar nos alunos a construção de um imaginário onde as crianças com deficiência tenham lugar e onde possam participar nas brincadeiras comuns, bem como estimular o respeito pela diferença e sensibilizar para o combate aos preconceitos.