União das Freguesias de Antas e Matela

Antas

O topónimo Antas indica-nos que estamos num território onde existiu nas suas imediações, dolmens da época megalítica com cerca de 5 mil anos. A povoação de Antas situa-se numa campina virada para sul e dela se avistam as seguintes povoações de São João da Fresta e o lugar do Furtado, este pertence à freguesia e vila de Algodres.

Matela

Tem a sua origem numa família com esse nome e numa pequena quinta designada por Quinta da Matela Velha. Esta antiga freguesia surge já referenciada nas Inquirições de 1258. O seu posicionamento no vale do Dão faz de toda a aldeia um miradouro natural, com uma magnífica vista sobre as aldeias vizinhas. Os habitantes dedicam-se a uma agricultura de moldes tradicionais onde predomina o cultivo da batata, o milho, as hortaliças e alguns pomares e vinhedos. Outrora importante atividade é a pastorícia. Elaborado artesanalmente por frias mãos, repletas de uma herança secular, o Queijo da Serra constitui uma das principais iguarias da região.

Presidente de Junta: Paulo Alexandre Almeida Fonseca

Morada: Avenida Principal, Nº 26

3550-011 Antas

Contactos:

Telefone: 271 701238

freguesia.antasmatela@gmail.com

Área: 18.27 km2

População: 473 habitantes

Lugares: Antas, Miusela e Carvalhal Redondo, Matela, Pontão Vermelho, Quinta da Cerca, Quinta da Matela Velha e Moradia

Orago: São Vicente (22 de janeiro, Antas), São Nicolau (último domingo de agosto, Matela)