Freguesia de Pindo

Os vestígios arqueológicos dispersos pela freguesia de Pindo testemunham que estas terras teriam sido habitadas durante o tempo dos romanos (estações arqueológicas e vias). No ano de 1340, Gonçalo Esteves de Tavares fundou, no lugar da Corga, um hospício para 24 pobres honrados, envergonhados, ou inválidos, de honesta vida e bons costumes. No século XVI, a freguesia de Pindo era uma das mais povoadas do concelho. Atualmente, segundo os Censos de 2011, Pindo é a segunda freguesia do concelho de Penalva do Castelo com mais habitantes.

Presidente de Junta: Sérgio Cabral Oliveira Macário

Morada: Rua do Olival, Nº1

Pindo de Baixo

3550-248 Pindo

Contactos:

Telefone: 232 096 671

juntafreguesiapindo@hotmail.com

Área: 16.76 km2

População: 1924 habitantes

Lugares: Aldeia de Casal Diz, Casal Diz, Corga, Encoberta, Moinhos de Pepim, Quinta das Costeiras, Oliveira, Paúl, Outeiro Casal Diz, Outeiro de Pindo, Pindo de Baixo, Pindo de Cima, Quinta da Regada da Pedra, Quinta da Silva, Quinta Urgal, Quinta da Vinha, Quinta do Pisão, Quinta do Giestal, Roriz, Vila Garcia, Santa Eulália, Telhado e Quinta do Barro.

Orago: São Martinho (11 de novembro)

Artesanato: Entrançado de Cordas e Madeira