Eco-Conselheiro : Eng. Isabel Ferreira
Ecocentro : Esmolfe – Zona Industrial
Horário: terça-feira a sábado das 9H ás 13H e das 14H ás 18H
Contato: 933093793
Um Ecocentro é um parque amplo com contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e/ou reciclagem.
Quando utilizamos os Ecocentros, os resíduos aí recolhidos são encaminhados para unidades de reciclagem ou tratamento, tendo por vezes de passar por uma separação mais fina no Centro de Triagem.
A reciclagem produzirá bens reciclados de papel e cartão , vidro, plástico, metais vários, derivados de madeira, materiais de construção e composto para a agricultura.
Materiais para Depósito
Papel e Cartão
Aqui podemos colocar todo o tipo de papel e cartão simples ou complexo, jornais e revistas, papel de embrulho, livros, catálogos, sacos de papel, caixas de cartão, embalagens de leite, etc. Devem ser evitados materiais contaminados como guardanapos, ou papel com outras substâncias, como, papel vegetal ou de alumínio, autocolantes e faxes.
Neste contentor podemos depositar garrafas e outras embalagens de plástico, sacos, baldes e bacias. Devemos ter o cuidado de não depositar neste contentor materiais como borrachas, couro, seringas, carpetes de automóvel.
Vidro
Aqui podemos depositar garrafas, boiões, frascos e outras embalagens de vidro vazias e sem tampas. Não usar o contentor para depositar peças que contêm outros materiais (lâmpadas, janelas e vidros de automóveis, cerâmicas, espelhos).
Podemos depositar produtos de metais derrosos e não ferrosos, como o alumínio. Estamos a falar de latas de bebidas e conservas e peças metálicas várias.
Aqui depositam-se os entulhos e caliços de pequenas obras e demolições particulares (máx. 1m³).
Electrodomesticos, Sofás, Colchões
Ora aqui está o contentor que recebe os comuns “monstros” domésticos, isto é, objetos de maiores dimensões dos quais nos queremos livrar quando renovamos a nossa casa. Sugestão: antes de deitar fora veja se não tem arranjo ou se não há ninguém que queira reutilizar. Não os abandone nas ruas.
Se tivermos jardim ou quintal, este contentor é-nos importante. É aqui que podemos colocar os ramos de árvores, restos de relva e aparas de jardim destinados a fazer composto.
Madeiras
Chegamos ao local onde podemos depositar paletes, embalagens, pranchas, soalhos, contraplacados e móveis. Não devemos colocar platex, aglomerado revestido e madeira podre e/ou impregnada com óleos.