Projeto Reintegrar

O projeto “Reintegrar” – Apoio Itinerante à Cegueira Adquirida em Idade Tardia resulta de um protocolo celebrado entre o Município de Penalva do Castelo e a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, em setembro de 2001, através do qual o município assumiu o compromisso de apoiar a deteção de cidadãos com necessidade de reabilitação e assegurar o financiamento do projeto.

Este projeto visa o acompanhamento de cidadãos com incapacidade visual superior a 60%, por parte do Centro de Atendimento/Acompanhamento e Animação da ACAPO, que fornece apoio em contexto domiciliário.

As famílias identificadas e financiadas pelo Município de Penalva do Castelo beneficiam do trabalho de uma equipa multidisciplinar da ACAPO que confere apoio psicossocial, apoio em orientação e mobilidade individuais e em família, atividades da vida diária, Braille, estimulação sensorial e animação. Paralelamente, esta instituição realiza também o atendimento/orientação e encaminhamento das pessoas com deficiência visual e faz a articulação entre outras entidades para melhor inserção a nível escolar, profissional e social, consoante as especificidades dos utentes.

No ano de 2020 foram apoiadas por este projeto 9 pessoas do concelho de Penalva do Castelo.

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito