Requalificação do Mosteiro do Santo Sepulcro

Código Universal: CENTRO-07-2114-FEDER-000315

Programa Operacional: Programa Operacional do Centro

Fundo: Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional

Eixo Prioritário: Afirmar a sustentabilidade dos territórios (CONSERVAR)

Objetivo temático: Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética

Prioridade de investimento: A conservação, proteção, promoção e o desenvolvimento do património natural e cultural

Tipologias de intervenção: Património natural e cultural

Entidade beneficiária: Município de Penalva do Castelo

Data de início: 05-04-2021
Data de conclusão: 31-05-2024
Investimento Total: 620.139,38 €
Investimento Elegível: 555.275,21€
Investimento não Elegível: 64.864,17€
Comparticipação FEDER (85%): 471.983,93€

A Requalificação do Mosteiro do Santo Sepulcro, enquadra-se na tipologia “Património Cultural”, do Aviso de Concurso n.º CENTRO-14-2021-19, na prioridade de investimento “Investimento na Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural”, com o objetivo de promover a conservação e valorização do património cultural.

Implantado a meia-encosta, na margem esquerda do rio Dão, surge o Mosteiro do Santo Sepulcro, também denominado de Mosteiro das Águas Santas, consideravelmente adulterado pela adaptação dos anexos a funções agrícolas ao longo do tempo de ocupação. O mosteiro desenvolve-se em torno de um pátio interno, de planta quadrada, onde se localizam a igreja e várias dependências, com épocas de construção distintas (do século XII ao século XIX).

O atual Mosteiro Santo Sepulcro apresenta um avançado estado de degradação. Assim, enquanto património cultural arqueológico, pretende-se efetuar uma operação de requalificação, valorização e divulgação turística. Para tal, far-se-á a conservação e restauro das estruturas arqueológicas e a consequente “musealização” do espaço. A valorização permite oferecer um novo espaço turístico, com divulgação e inserção nos circuitos turísticos regionais, nacionais e internacionais, para além da recuperação da memória histórica do concelho e região e desenvolvimento da população da comunidade local.

O promotor entende que o turismo cultural baseado no património cultural conduz ao desenvolvimento social e económico e potencia a criação de emprego direto e indireto, nomeadamente a hotelaria e restauração. Estas estruturas patrimoniais são fator de identidade cultural e de coesão social das comunidades, sendo fundamental a preservação da memória histórica. Cabe às autarquias promover ações desta índole que se adaptam à realidade envolvente e satisfazem as necessidades das populações do seu território/comunidade. Assiste-se à inclusão dos recursos endógenos e potencialidades locais.

A operação de requalificação e integração nos circuitos turístico-culturais gera mais-valias para as populações locais que se espelham em termos culturais, sociais e económicos e de empregabilidade, pretendendo-se satisfazer os seguintes objetivos: visitas guiadas à população estudantil quer local/regional e nacional, criar eventos temáticos que irradiem para os restantes espaços patrimoniais do concelho e a criação de emprego.