Presidente da Câmara

FRANCISCO LOPES DE CARVALHO
e-mail: presidente@cm-penalvadocastelo.pt
francisco.carvalho@cm-penalvadocastelo.pt

INFORMAÇÃO PESSOAL
Francisco Lopes de Carvalho

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
06/04/1982– 30/06/2001 Funcionário na Direção Geral das Contribuições e Impostos
01/07/2001– 31/12/2007 Chefe de Finanças em Regime de Substituição
01/01/2008– 21/10/2013 Chefe de Finanças de Sátão
21/10/2013– Presente Presidente de Câmara Municipal
Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Penalva do Castelo (Portugal)

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
12º Ano de escolaridade
Curso de Chefia Tributária
Frequência do Curso Superior de Contabilidade e Administração

Horário de Atendimento:
2ª feira: Das 09:00 horas às 12:00 horas
6ª feira: Das 09:00 horas às 12:00 horas

 

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros Penalvenses

Vivemos hoje tempos difíceis e tristes, devido à crise de saúde pública que afeta a todos, provocada por esta maldita pandemia que entrou no nosso quotidiano e que teima em não nos largar.

A situação que hoje vivemos impôs mudança de hábitos, alteração de rotinas, suspensão de iniciativas, adiamento de projetos e de determinadas ações, tendo muitos conhecido de perto a doença e as suas consequências.

Esperamos tempos melhores, em que a nossa vida seja normal, em que possamos manifestar os afetos, partilhar a mesa e a estima de uns pelos outros em encontros reais, viajar e desfrutar das paisagens e de tudo o que a natureza nos oferece.

Devemos renovar a esperança, continuar a ter fé e a acreditar que seremos capazes de enfrentar o futuro, que trará consigo outras dificuldades, novos desafios, mas certamente novas alegrias.

Continuamos, com determinação, a trabalhar para manter a economia em funcionamento, ajudar as famílias, as instituições, os empresários, de modo a mitigar os efeitos causados pela pandemia.

Os investimentos por todo o concelho, em diversas obras necessárias para os Penalvenses, continuam a realizar-se, graças às boas contas que a Câmara Municipal apresenta, como comprova o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, realizado por três Entidades Credíveis.

Isso permite-nos aplicar no nosso concelho a taxa mínima de IMI permitida por lei e ainda atribuição de vários incentivos. Esta medida possibilita atrair novos residentes para o nosso concelho e consequentemente desenvolver a nossa economia.

Apostámos fortemente na melhoria do Ambiente do concelho de Penalva do Castelo com a construção de ETARs. Estas permitem devolver aos rios do nosso concelho as águas residuais com um nível de poluição aceitável, evitando a poluição dos solos férteis, tão necessários para a agricultura praticada por nós, e garantindo a subsistência de gerações futuras.

Assegurámos o abastecimento do bem mais precioso que temos, a água, com a construção de ETAs que garantem o tratamento da água de modo a ser fornecida com boa qualidade nas redes de abastecimento público.

Reconstruimos açudes, visando o armazenamento de água, que garantem o abastecimento em épocas de seca prolongada.

Aproveitámos os apoios disponíveis para promover a “regeneração urbana”, apresentando candidaturas para a recuperação das Praças do Pelourinho, da Magalhães Coutinho e da Rua 1º de Dezembro, aprovadas com uma comparticipação de 85%.

Renovámos a rede viária para facilitar o acesso a várias freguesias do concelho.

Relativamente à educação, promovemos a igualdade de oportunidades para os alunos mais carenciados durante a pandemia, disponibilizando os equipamentos informáticos necessários para o ensino on-line.

A promoção da nossa Cultura é fulcral. Lançámos oito livros de autores Penalvenses. Recuperámos o nosso Carnaval tradicional. Lançámos a aplicação “Conhecer Penalva” para reforçar a divulgação que temos vindo a fazer sobre o que de melhor o nosso concelho tem para oferecer. Pretendemos atrair o maior número possível de pessoas para nos visitarem, viverem e trabalharem no nosso concelho, através da divulgação de todo o nosso potencial humano, natural, cultural e histórico. Com esta aplicação conseguimos obter maior proximidade com os munícipes com a partilha recíproca de informação, relevante para a melhoria do Município.

Já demos provas de grande solidariedade e resiliência. O assunto Covid-19 ainda não está totalmente resolvido no nosso território. Tenho esperança que a vacina ponha termo a esta agonia que a todos preocupa e nos devolva a liberdade.

Para terminar deixo a todos um cumprimento especial. Aos nossos emigrantes envio uma saudação de amizade, não esquecendo que no ano anterior se viram privados de visitar a sua terra natal, a sua família e amigos. Faço votos para que no próximo verão nos possamos reencontrar.



Um Abraço amigo,

Francisco Lopes de Carvalho

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito