CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
Este organismo nacional é responsável pela promoção e defesa da igualdade entre homens e mulheres e tem por missão garantir a execução das políticas públicas no domínio da cidadania, da promoção e defesa da igualdade de género, do combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos. Atualmente está integrada na Presidência do Conselho de Ministros sob a tutela da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade.
CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego)
A CITE é o mecanismo que, a nível nacional, promove a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como a proteção na proteção da parentalidade e na conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.
Instituto Europeu para a Igualdade de Género
O Instituto Europeu para a Igualdade de Género é uma agência da União Europeia (EU) que procura promover a igualdade de género dentro e fora da UE.
Enquanto centro europeu do conhecimento em matéria de Igualdade de Género, ajuda as instituições da UE e os países a tomarem decisões baseadas em factos que tenham em conta a perspetiva de género, centralizando informações sobre a igualdade de género em benefício das organizações da sociedade civil, universidades, organizações internacionais e parceiros sociais.
Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE)
A REDE tem como objetivo a promoção da igualdade de género na juventude, no respeito pelos preceitos e orientações das Nações Unidas e da União Europeia recorrendo a atividades de informação, formação, pressão e influência, investigação, solidariedade, educação e cooperação para o desenvolvimento e uma igualdade enquanto direito fundamental.