União das Freguesias de Vila Cova do Covelo e Mareco

Vila Cova do Covelo

Vila Cova do Covelo é uma antiga freguesia situada num anfiteatro natural, proporcionado por uma encosta que termina na confluência dos rios Carapito e Dão, é uma pitoresca aldeia que concilia uma nobreza ancestral com as necessidades dos tempos atuais. Situa-se entre as freguesias de Castelo de Penalva, Antas e Sezures. A povoação acomoda-se de forma natural à geografia da paisagem, incorporando as edificações humanas de uma forma graciosa. Imponente, no aglomerado granítico, surge a igreja com a sua torre sineira que faz ecoar por montes e vales os toques, regendo toda uma comunidade

Mareco

A antiga freguesia de Mareco tem como freguesias limítrofes Travanca de Tavares, Antas, Vila Cova do Covelo e Castelo de Penalva, ficando a cerca de 12 km da sede concelhia. A povoação de Mareco é de origem remota, tendo sido propriedade da Ordem de Santiago. Quem passar por Mareco não deve perder a oportunidade de conhecer os monumentos e recantos desta povoação, nomeadamente a Igreja Matriz de São Domingos, Capela de Nossa Senhora do Carmo, a Casa da Ordem de Santiago, o Rio Ludares, as poldras, os moinhos de água e o Caminho dos Galegos.

É na pastorícia que a população encontra a sua principal fonte de rendimento.

Presidente de Junta: Celso Tavares Lopes

Morada: Rua da Associação, Nº.6

3550-350 Vila Cova do Covelo

Contactos:

Telefone: 232 646681

jfv.covamareco@hotmail.com

Área: 12.71 km2

População: 316 habitantes

Lugares: Vila Cova do Covelo, Mareco

Orago: Nossa Senhora da Esperança (18 de dezembro, Vila Cova do Covelo), São Domingos (4 de agosto, Mareco)