Workshop “Podem as Máquinas Pensar?” na Biblioteca Municipal

Com o propósito de assinalar localmente o “Dia Mundial da Filosofia”, a Biblioteca Municipal promoveu, durante a segunda quinzena do mês de novembro, diversas sessões de filosofia subordinadas ao tema “Podem as Máquinas Pensar? – Inteligência Artificial, Ética e Pensamento Crítico”, direcionadas a todos os alunos do ensino secundário e à comunidade em geral.

Durante as sessões, os participantes foram confrontados com diversas questões relacionadas com a inteligência artificial (IA) e com os seus impactos profundos, positivos e negativos, na sociedade, no meio ambiente e no quotidiano dos cidadãos. Embora ofereça inúmeras oportunidades, a IA, considerada a mais disruptiva das inovações, também levanta questões éticas, sociais e de segurança, que devem ser continuamente refletidas e discutidas.

O “Dia Mundial da Filosofia”, instituído em 2005 pela Conferência Geral da Unesco, é comemorado anualmente na terceira quinta-feira do mês de novembro, com o objetivo de destacar o valor da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, dos indivíduos e das sociedades. A deliberação da Unesco aponta a Filosofia como um campo que estimula o pensamento crítico e independente, capaz de promover uma melhor compreensão do mundo, o diálogo intercultural, a tolerância e a paz.