A Biblioteca Municipal acolhe, na próxima sexta-feira (13/11), pelas 18h30, o workshop “Este vírus que nos enlouquece”, dinamizado a partir do livro homónimo do filósofo Bernard-Henry Lévy. O workshop, aberto a todos, decorrerá num ambiente informal e terá por base um livro sobre a pandemia atual que pretende acorda as consciências.
As inscrições, apesar de gratuitas, são obrigatórias e o seu número, por razões de segurança, é limitado.
Sobre o livro: “Em Este Vírus Que Nos Enlouquece, Bernard-Henri Lévy contesta os que querem aproveitar o coronavírus para arrasar o que a civilização ocidental tem de melhor. Contra os que pretendem ver no vírus uma mensagem, contra o alarmismo do apocalipse, contra os obcecados pelo decrescimento e contra outros defensores da penitência, Lévy contesta a ideia de que no recomeço, após a pandemia, “nada deve ser como antes”. Pelo contrário, contra um mundo refém do medo, temos de voltar à confiança do aperto de mão, dos abraços e das viagens. (…) este livro recorre ao pensamento, à história e à filosofia para nos ajudar a encarar com racionalidade uma pandemia que não é a primeira, nem foi a mais mortífera que a humanidade até hoje conheceu”.
Sobre o autor: Autor de Barbárie de Rosto Humano e de Inimigos Públicos, com Michel Houellebeque, Bernard-Henry Lévy é epistemólogo de formação e entrou na filosofia pela porta da história das ciências. Próximo de Michel Foucault, aluno de Georges Canguilhem e autor de um estudo de mestrado, há meio-século, consagrado à história da medicina, está por isso mais bem posicionado do que muitos outros para refletir sobre a crise aberta pela aparição do coronavírus.
Para ver cartaz completo, click na imagem abaixo