Procurar
Close this search box.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DEBATIDA EM AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), o Município de Penalva do Castelo promoveu, no dia 28 de novembro, a ação de sensibilização “Violência Doméstica – do problema social às respostas”, direcionada a profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias e todas as pessoas interessadas na matéria.

Realizada na Biblioteca Municipal, a ação foi dinamizada por Carla Andrade e Margarete Mendes, do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD), cuja área de intervenção abrange todo o distrito de Viseu.

A sessão foi aberta por Lucília Santos, vereadora do pelouro da Cidadania, Igualdade e Inclusão tendo, na mesma, sido dadas informações sobre a forma de funcionamento e respostas do NAVVD e formas de materialização e enquadramento legal do crime de violência doméstica.

Dados de 2023 da Organização Mundial de Saúde indicam que os homens são responsáveis por 82% de todas as vítimas de homicídio, sendo que em Portugal há uma denúncia de violência doméstica a cada 20 minutos.

A iniciativa enquadrou-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala anualmente a 25 de novembro com o objetivo de alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres.

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito