VII FEIRA DO VINHO “DÃO DE PENALVA” E MERCADO RURAL

A Câmara Municipal, no âmbito do programa das Festas do Concelho 2022, realizou no dia 28 de agosto, junto à Avenida Castendo, a VII FEIRA DO VINHO “DÃO DE PENALVA” e o MERCADO RURAL com produtos locais.

A iniciativa contou com a participação dos produtores/engarrafadores do concelho, nomeadamente: Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua, Quinta da Rebôtea e Tavfer Vinhos (Quinta do Serrado).

O certame pretendeu proporcionar um momento de reconhecimento e apreciação da excelência dos vinhos produzidos em Penalva do Castelo.

No evento não faltou o Queijo Serra da Estrela, a Maçã, os Enchidos, o Pão cozido em forno a lenha, os Licores e outras iguarias beirãs. Também marcou presença o Canil da Casa Redonda (Encoberta), com cães Serra da Estrela.

Durante a tarde foram entregues os prémios do Concurso enológico La Selezione del Sindaco, o principal concurso de vinhos de Itália, que decorreu entre os dias 20 e 22 de maio. Penalva do Castelo foi distinguido com 4 medalhas de ouro – 3 para a Adega Cooperativa de Penalva do Castelo e 1 para a Casa da Ínsua.

Na breve cerimónia usou da palavra o Secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Eng. José Arruda, que agradeceu a todos, em especial ao Sr. Presidente e Vice-Presidente da Câmara pelo trabalho, empenho, dedicação e esforço que fazem para que efetivamente, quer a região, quer Penalva do Castelo possa ter os níveis de desenvolvimento que têm. Foi apresentado o livro “Territórios Vinhateiros Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, elaborado no âmbito dos 15 anos da AMPV, que se encontra disponível na Fnac. O livro tem quatro páginas dedicadas ao Concelho, onde se promovem os vinhos, a gastronomia, o turismo e os principais eventos deste território.

A Diretora regional-adjunta da DRAPC (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro), Eng. Vanda Batista destacou o trabalho realizado pelo Sr. Presidente da Câmara na promoção e divulgação do Vinho Dão de Penalva. Referindo a Feira do vinho como exemplo de sucesso. Felicitou os produtores pelos prémios obtidos, que espelham a qualidade das uvas produzidas e que contribuem para o melhor néctar da região.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, agradeceu à Diretora regional-adjunta da DRAPC e ao Secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho as palavras proferidas e a presença no evento. Realçou a importância que o vinho tem na economia das famílias penalvenses. Felicitou os viticultores presentes pelo trabalho desenvolvido, pelos prémios obtidos nos diversos certames nacionais e internacionais. Por último destacou a importância do Mercado Rural no evento, como forma de escoar os produtos agrícolas em excedente. Este é um momento de salutar convívio e de aquisição de produtos de excelente qualidade e a bom preço.

O momento musical esteve a cargo do Grupo Kapittal, que animou todos os presentes.