Festas, Feiras e Tradições > Feira da Maça Bravo de Esmolfe

No passado dia 06 de Outubro, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a Junta de Freguesia de Esmolfe e a FELBA – Promoção de Frutas e Legumes da Beira Alta, ACE promoveram a XII FEIRA DA MAÇÃ BRAVO DE ESMOLFE , que decorreu, no Centro de Exposições de Produtos DOC (Largo de Stº Ildefonso), em Esmolfe, entre as 8.00 e as 17.00 horas.

A Feira da Maçã Bravo de Esmolfe adquiriu maior importância, uma vez que, a partir do dia 21 de Setembro de 2004, a maçã Bravo de Esmolfe passou a ser considerada um produto DOP (Denominação de Origem Protegida).

Trata-se do reconhecimento da especificidade deste produto, único e inconfundível. Com o atual enquadramento legal, a maçã Bravo de Esmolfe é um produto, que só pode ser comercializado, com a referida denominação, se ostentar a respetiva certificação, o que implica um rigoroso controlo das condições de produção, embalagem e comercialização.

XII Feira da Maçã Bravo de Esmolfe é também um momento privilegiado para sensibilizar os produtores para a necessidade de cumprirem as normas conducentes à certificação.

Pretendeu-se com a Feira da Maçã Bravo de Esmolfe dar um impulso na divulgação e promoção das potencialidades endógenas do concelho de Penalva do Castelo. De facto, a maçã Bravo de Esmolfe, o Queijo Serra da Estrela, os vinhos “Dão de Penalva do Castelo” constituem a “trilogia de excelência produtiva” do concelho de Penalva do Castelo. Em virtude da especificidade e das suas qualidades, estamos perante produtos, em termos económicos, de alto valor acrescentado, que, aliados à riqueza do património histórico-cultural, podem desempenhar um importante papel no desenvolvimento sustentável do concelho.

Para além da exposição/venda de maçã, vinhos “Dão de Penalva do Castelo” e artesanato, durante a feira a animação do recinto foi levada a cabo por grupos de música tradicional do concelho, nomeadamente a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, o Grupo de Cantares “Vozes de Castendo”, o Grupo de Cantares “Pena Alba”, a Tuna de S. Martinho de Pindo, o Grupo “Amigos da Concertina”, o Grupo de Cantares de Pindo e o Grupo de “Concertinas do Dão de Penalva do Castelo”.