TRILHO DO RYAL DEU A CONHECER A BELEZA NATURAL E O PATRIMÓNIO DA FREGUESIA

Decorreu, no dia 30 de abril, a dinamização do Percurso Pedestre anual “Trilho do Ryal” uma parceria entre a Junta de freguesia de Real e a Câmara Municipal.

O acolhimento, junto ao sobreiro centenário, foi feito pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Matos, que saudou os participantes e contextualizou a iniciativa e o trilho.

No percurso, com aproximadamente 10 km, pautado pela beleza natural, pontes, ribeiras e recantos que convidam a uma visita mais prolongada, destaca-se o magnífico miradouro natural localizado no ponto mais alto da serra de Real/do Cruzeiro que oferece paisagens deslumbrantes sobre a freguesia e povoações circundantes.

A meio do percurso, junto ao forno comunitário da Ribeira, os caminhantes saborearam diversas iguarias confecionadas pela comunidade local, ao som animado das concertinas.
A capela de S. Marcos esteve aberta ao público e foi possível contemplar o seu interior.

No final realizou-se o tradicional almoço-convívio, no Parque da Bocha, acompanhado pela animação musical do grupo de concertinas da Associação Juvenil “Os Bazófias” de Vale dos Azares (Celorico da Beira) e da Escola de Música da Associação Cultural, Recreativa e Social de Real (ACRSR).

Os caminhantes tiveram a oportunidade de associar a prática do exercício ao convívio, desfrutando de um dia aprazível, da beleza natural, paisagens, tradições e património da freguesia.
A iniciativa teve o apoio da Associação Cultural, Recreativa e Social de Real, Estufas Rodrigues, Restaurante A Carvalha e comunidade local.

No âmbito da calendarização anual dos sete Percursos Pedestres do concelho, o próximo percurso pedestre a ser dinamizado é o PR4 PCT Rota dos Ambientes Rurais, em Castelo de Penalva (14 de maio). As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 11 de maio na Câmara Municipal, junta de freguesia de Castelo de Penalva (964650929) ou online.