Decorreu no dia 18 de julho, na Loja de Cidadão de Penalva do Castelo, uma sessão dirigida a pessoas desempregadas do concelho que teve como grande objetivo a promoção do empreendedorismo e a divulgação de medidas de apoio à criação do próprio emprego.
A dar um exemplo de empreendedorismo no feminino esteve Zilda Joaquim, uma das proprietárias das Casas de Campo Eiras do Dão, um empreendimento de Turismo em Espaço Rural localizado nas Lages de Sangemil, em Penalva do Castelo.
A empreendedora falou de como o gosto pela sua terra a fez mudar de profissão, tendo regressado de Lisboa, onde se dedicava à tradução, para regressar às origens e transformar antigas palheiras propriedade da família em alojamento de Turismo em Espaço Rural.
Palavras como resiliência, coragem, não conformismo e fazer acontecer foram utilizadas para motivar as pessoas presentes.
A sessão contou ainda com a presença de Rui Almeida, técnico de apoio às empresas e autarquias da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) que informou das respostas existentes de apoio à criação do próprio negócio, bem como do apoio individualizado que pode ser dado bimensalmente, na Câmara Municipal, por aquela Associação, no âmbito do protocolo celebrado.
Promovida pela Equipa para a Igualdade e a Não Discriminação de Penalva do Castelo em articulação com o Gabinete de Inserção Profissional, a iniciativa enquadra-se no âmbito da execução do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (2022-2026), eixo do emprego.
Para além de informar e sensibilizar para o empreendedorismo a ação teve ainda o objetivo de desconstruir estereótipos de género relacionados com as profissões.