âRecuso ser VĂtimaâ foi a palestra/sessĂŁo artĂstica que o MunicĂpio de Penalva do Castelo proporcionou aos alunos do 11.Âș e 12.Âș anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas do concelho no passado dia 22 de novembro, de forma a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da ViolĂȘncia contra as Mulheres.
AtravĂ©s de um momento inicialmente cĂłmico gerador de proximidade e interação com o pĂșblico, SĂlvia Abreu, da Associação Tocar NâAlma criou a oportunidade perfeita de transição para uma palestra onde foram abordadas questĂ”es tĂŁo sĂ©rias e importantes como a violĂȘncia domĂ©stica e no namoro, perfil do agressor ou da agressora e consequĂȘncias para as vĂtimas.
Com o apoio da CIG â ComissĂŁo para a Cidadania e a Igualdade de GĂ©nero, a sessĂŁo abordou matĂ©rias densas e impactantes e, em simultĂąneo, transmitiu uma mensagem positiva e de esperança e de como Ă© possĂvel quebrar o ciclo de violĂȘncia, dando poderosas ferramentas de empoderamento e mudança pessoal.
Durante o corrente ano e atĂ© ao dia 15 de novembro foram assassinadas 25 mulheres em Portugal, 15 das quais em relaçÔes de intimidade, dados que reforçam a necessidade de uma educação para a nĂŁo violĂȘncia que, muitas das vezes, tem inĂcio na fase do namoro.
Esta iniciativa enquadra-se no Ăąmbito da execução do Plano Municipal para a Igualdade e a NĂŁo Discriminação (2022-2026) de Penalva do Castelo, um plano promotor e executor da EstratĂ©gia Nacional para a Igualdade e a NĂŁo Discriminação â Portugal +Igual.