Serviço público de transporte a pedido pelos Munícipes de Penalva do Castelo

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em conjunto com a CIM Viseu Dão Lafões disponibiliza a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de julho, o serviço de transporte flexível, a pedido, “IR e VIR”.
Este é um serviço inovador, que possibilita os habitantes do concelho a deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros. Desta forma, é complementada a cobertura de transporte público de passageiros nas diversas localidades do território, viagens Intermunicipais incluindo deslocações para as estações e apeadeiros da linha da Beira Alta (ligação ao comboio).
O serviço de transporte flexível “IR e VIR” é um projeto que visa aumentar a cobertura de serviço público de transporte de passageiros na região, servindo áreas onde os transportes públicos não operam ou operam com pouca frequência. O serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio, sendo que o preço do bilhete é igual, ao preço que o utente pagaria no autocarro para percorrer a mesma distância.
Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o próprio utente que aciona o serviço, bastando, para o efeito, realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas e combinar o mesmo. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só parará nas paragens que tiverem reservas efetuadas.
No dia e hora marcada pelo utente, este só precisa de se dirigir ao ponto de paragem e aguardar pelo táxi. As placas de paragem estão identificadas com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR”. O táxi que o transporta está identificado com um dístico da mesma cor e com o mesmo nome. O bilhete é pago ao taxista no início da viagem.
A partir da próxima segunda-feira, será possível ativar o “IR e VIR”, nas três modalidades apresentadas, em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12h00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem, através do número gratuito 800 10 20 30.
O centro de atendimento garante a reserva da viagem e esclarece qualquer dúvida. Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número, todos os dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Para mais informações contactar:
Serviços da Camara Municipal 232640020, ou a sua Junta de Freguesia.