Procurar
Close this search box.

ROTA DOS MOINHOS EM VILA COVA DO COVELO – Uma experiência singular por memórias, lugares e cenários de outrora

No dia 11 de junho, numa parceria entre o Município de Penalva do Castelo, União das Freguesias de Vila Cova do Covelo e Mareco, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Vila Cova do Covelo e Centro Social Paroquial de Vila Cova do Covelo, decorreu a dinamização do percurso pedestre PR6 PCT Rota dos Moinhos, em Vila Cova do Covelo.

A caminhada iniciou no centro da aldeia de Vila Cova do Covelo, junto à Igreja Matriz (dedicada à N.ª Sr.ª da Esperança), onde o presidente da União das Freguesias, Celso Lopes, fez as honras da casa e forneceu informações e orientações sobre o trilho.

Ao longo dos 11 km foi possível deambular por carreiros envoltos de uma beleza natural singular, que conduziram os pedestrianistas pelo casario em pedra, capelas, moinhos, e outros legados, testemunhos de muitas passagens e vidas de outrora.

A aldeia abandonada do Carapito e as margens do Rio Carapito estão repletas de património que atesta as vivências e tradições ligadas ao mundo rural. Muitas são as ruínas em pedra que se encontram, desde o casario, os moinhos, os fornos a lenha e os lagares que ali permanecem à espera de novos usos e novas vidas.

Estes cenários convidativos permitiram aos participantes recuar no tempo e imaginar o dia a dia das comunidades que ali habitaram.

A Ponte dos Moinhos, um passadiço com 60 metros sobre o Rio Carapito deliciou e surpreendeu os participantes, pela singularidade da envolvência paisagística e beleza natural.

A poucos metros da ponte foi possível refrescar o corpo e a mente, reavivar memórias através da visita a um moinho de água e conhecer pormenores do seu funcionamento pela voz do proprietário, que conhece como ninguém este património com o qual conviveu desde criança.

Os miradouros naturais convidam a relaxar, desfrutar da natureza e a apurar os sentidos.

A pitoresca ponte em madeira, a meio do percurso, permitiu aceder ao reforço alimentar, num local refrescante e acolhedor, onde os caminhantes puderam deliciar-se com sabores locais.

No final da manhã, na antiga escola primária, decorreu o tradicional almoço-convívio.

 

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito