ROTA DOS MOINHOS EM VILA COVA DO COVELO DÁ A CONHECER PATRIMÓNIO E NOVO PASSADIÇO SOBRE O RIO CARAPITO

Decorreu, no dia 12 de junho, numa parceria entre o Município de Penalva do Castelo, União das freguesias de Vila Cova do Covelo / Mareco, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Vila Cova do Covelo e Centro Social Paroquial de Vila Cova do Covelo, a dinamização do percurso pedestre PR6 PCT Rota dos Moinhos, em Vila Cova do Covelo.

A caminhada iniciou junto à igreja Matriz de Vila Cova do Covelo onde o Senhor Presidente da Junta de freguesia local, Celso Lopes, deu as boas vindas aos caminhantes e fez uma breve contextualização sobre o trajeto.

Ao longo dos 8 km foi possível apreciar belíssimas paisagens naturais, património molinológico, tradições e artesanato da freguesia.

Uma das tradições que esteve representada na lage junto à aldeia do carapito foi o “sacudir” da semente do centeio. O cultivo do centeio é uma das tradições da freguesia e no mês de agosto realiza-se a ceifa do centeio, um evento que contribui para manter viva esta tradição.

A principal novidade desta edição foi o passadiço sobre o rio carapito que deliciou e surpreendeu os participantes, pela singularidade da envolvência paisagística e beleza natural. Poucos metros à frente foi possível visitar um moinho de água e ouvir explicações acerca do seu funcionamento.

A meio do percurso, junto à frescura do rio, os participantes puderam degustar iguarias locais e assistir a uma pequena demonstração da arte do bracejo.

A manhã culminou com um agradável almoço convívio, na antiga escola primária de Vila Cova do Covelo.