ROTA DA SENHORA DA RIBEIRA VOLTOU A FAZER HISTÓRIA COM TRADIÇÕES VIVAS E PAISAGENS DESLUMBRANTES

No passado dia 22 de junho, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em colaboração com a Associação Rio Côja e a Junta de Freguesia de Pindo, promoveu a dinamização do percurso pedestre PR1 PCT – Rota da Senhora da Ribeira. A iniciativa contou com a cerca de 200 participantes, que ao longo de aproximadamente 10 km puderam mergulhar nas tradições, na natureza e na cultura locais.

A caminhada teve início junto à Capela da Senhora da Ribeira, em Moinhos de Pepim, onde Sofia Gomes, Presidente da Associação Rio Côja, deu as boas-vindas aos participantes e partilhou informações sobre o trajeto. O aquecimento foi orientado com entusiasmo pelos alunos da escola de dança da Associação Rio Côja, criando um ambiente animado e acolhedor.

O percurso circular conduziu os participantes por entre aldeias de casario em granito, passando por moinhos de água, pelas lavadeiras no rio Côja, e pelo tradicional Forno Comunitário, onde puderam assistir à confeção dos deliciosos e típicos bolos de azeite doces. Houve ainda lugar para a arte manual, com a presença das peças de artesanato de entrançado em corda e madeira, do artesão local Joaquim Gonçalves.

Na antiga Escola Primária, a comunidade local preparou uma degustação de sabores tradicionais, animada por uma atuação da Escola de Dança da Associação Rio Côja.

A caminhada prosseguiu até à Quinta da Rebôtea, onde os participantes foram brindados com o afamado Vinho do Dão ao som das concertinas, proporcionando uma pausa refrescante e animada.

À chegada à Capela de Santo António, os caminhantes foram recebidos pelas melodias da Tuna de S. Martinho de Pindo, num momento musical que acrescentou ainda mais animação à iniciativa.

Os Jogos tradicionais também surpreenderam e envolveram os caminhantes no trajeto.

O percurso permitiu um contacto direto com a natureza, envolto de momentos mistos entre animação e tranquilidade.

O evento culminou com o tradicional almoço convívio, reforçando o espírito de comunidade e partilha que carateriza esta rota.

A Rota da Senhora da Ribeira é mais do que uma caminhada: é um encontro com a autenticidade e com a alma rural do concelho de Penalva do Castelo.

 

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito