Projetos Residentes na Biblioteca Municipal

“SÁBADOS NA BIBLIOTECA” (semanalmente, durante todo o ano)
Espaço regular e privilegiado de promoção do livro, da leitura e de expressões diversas, direcionado ao público infantojuvenil e respetivas famílias.

“ERA UMA VEZ…” (durante o ano letivo)
“Era uma vez…” é um projeto de promoção do livro e da leitura junto de todos os alunos da Educação Pré-escolar e 1º CEB. Decorre ao longo do ano letivo, segue um cronograma próprio, e oferece momentos diversificados de leitura e a participação em diversas atividades de expressão (oral, escrita, dramática, plástica e artística).

“ESPAÇO SÉNIOR” – ENVELHECIMENTO ATIVO E CRIATIVO (ao longo do ano)
A iniciativa “Espaço Sénior” procura incentivar a inclusão social, contrariar situações de isolamento, contribuir para um envelhecimento ativo criativo, melhorar qualidade de vida e ajudar à valorização da população sénior de todo o concelho. Os utentes de todos os Centros Sociais do concelho têm oportunidade de participar em diversas ações de animação sociocultural, ocupação criativa e partilha de memórias e saberes.

“LITERACIA INFORM@TICA PARA TODOS”: DIPLOMA DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TI (DCB) (todo o ano)
Enquanto Entidade Certificadora de Competências Digitais de Cidadãos, a Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo promove, regular e gratuitamente, a literacia e inclusão digitais, bem como o Diploma de Competências Básicas em TI (DCB), junto da sua comunidade de leitores/utilizadores.

“LITERACIA INFORM@TICA PARA TODOS” (todo o ano, exceto julho e agosto)
O projeto “Literacia Inform@tica para Todos”, permite, a todos os leitores/utilizadores adultos da Biblioteca, a aquisição e desenvolvimento de competências informáticas e da inclusão e literacia digitais. Pretende ensinar os formandos a utilizar capaz e autonomamente um computador, a manusear ferramentas de produtividade diversa e a usar a internet e os novos meios de comunicação digitais.

“IDIOMAS” (todo o ano)
O projeto “Idiomas” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal que pretende promover o ensino/aprendizagem de diversas línguas estrangeiras junto da sua comunidade de leitores/utilizadores adulta e sénior.

Enquanto porta de acesso local ao conhecimento e espaço de “aprendizagem ao longo da vida”, a Biblioteca Municipal pretende, com esta iniciativa, proporcionar o desenvolvimento de um conjunto de competências linguísticas que permitam, à sua comunidade de leitores, uma maior capacidade de participação e intervenção numa Europa cada vez mais interdependente e num mundo cada vez mais globalizado.

Esta ação (in)formativa começou com dois cursos de iniciação à língua inglesa (níveis de referência A1, A2 e B1, conforme “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas”) e funciona em horário pós-laboral.

Brevemente, abrirá o período de inscrições para a frequência do curso de língua francesa. A participação, apesar de gratuita, carece de inscrição prévia.