De forma a promover a importância da liberdade nas escolhas individuais das crianças, o Município de Penalva do Castelo realizou, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, mais uma edição do projeto “Educar para a Inclusão” em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do concelho, no âmbito da Semana Municipal para a Igualdade.
A leitura da história “Coisas de Meninos”, de Pri Ferrari, serviu de base para a discussão e realização de uma dinâmica que teve por objetivo a desconstrução de estereótipos e crenças muitas vezes associadas às escolhas de cada criança, condicionantes da formação de valores e atitudes.
A iniciativa terminou com a visualização de um pequeno vídeo intitulado “Juntos pela Igualdade”, reforçando a ideia que meninos e meninas podem ser tudo aquilo que quiserem.
O projeto “Educar para a inclusão” integra o Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Penalva do Castelo (2022-2026) e pretende reforçar os valores da igualdade, da inclusão e da participação junto das crianças em idade pré-escolar.