Projeto Educar para a Inclusão aborda a diversidade cultural nos Jardins de Infância de Penalva do Castelo

O projeto “Educar para a Inclusão – A igualdade faz o meu género” regressou aos estabelecimentos de educação pré-escolar do concelho de Penalva do Castelo, nesta edição com o tema da diversidade cultural.

A leitura da história “O Mundo de Mãos Dadas”, com edição da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal e autoria de Ana Rodrigues, Filipa Silva e Guilherme Sousa, conduziu à reflexão sobre o papel determinante que cada criança pode ter no acolhimento e integração escolar de crianças de outras nacionalidades.

Contada a história e construído um diálogo em torno da mesma, conceitos como empatia e respeito foram abordados, seguindo-se a dinamização de jogos tradicionais infantis de Moçambique, Brasil e Israel, com o objetivo de incutir nas crianças o interesse por outras culturas.

A iniciativa culminou com a atividade “Mala das Culturas”, onde objetos típicos de diversos países foram apresentados e contextualizados. Através de sabores, texturas, padrões e histórias, as crianças exploraram a riqueza cultural do mundo, despertando a curiosidade e o reconhecimento da diversidade como algo benéfico e construtivo.

As sessões decorreram nos dias 19, 20 e 21 de maio, enquadradas nas comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e abrangeram todas as turmas do pré-escolar, num total de 105 crianças participantes.

Este projeto integra-se no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação 2022-2026, concorrendo para a territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal +Igual”.

 

#MunicípioDePenalvadoCastelo #Educação #Cultura #Igualdade #Diversidade #PMIND #EAPN

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito