POR DETRÁS DE UM FANTOCHEIRO, A IGUALDADE

TEATRO DE FANTOCHES ASSINALA DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

O Município de Penalva do Castelo, reconhecendo a importância da igualdade de oportunidades e responsabilidades entre mulheres e homens para o estabelecimento de relações humanas construtivas e para a evolução social e económica, assinala, pelo 6.º ano consecutivo, o Dia Municipal para a Igualdade.

A iniciativa deste ano é especialmente direcionada aos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º CEB, de modo a que as gerações mais novas possam, em contexto formal, ser educadas para a cidadania e para igualdade, no sentido da desconstrução de papéis de género estereotipados.

Tendo por base a história “As Ideias da Bia”, de Elizabeth Baguley, a equipa da Biblioteca Municipal vai realizar um teatro de fantoches que, de forma lúdica e divertida, pretende levantar questões cruciais que conduzam os alunos a refletir sobre estereótipos de género com que se confrontam diariamente.

O teatro será enviado em formato vídeo para todos os estabelecimentos de ensino de modo a que os alunos continuem a refletir sobre as questões relacionadas com a igualdade de género, nestes tempos de pandemia em que se procuram minimizar os contactos sociais. No final, serão lançados alguns desafios com o objetivo de consolidar a mensagem transmitida pela narrativa.

O Dia Municipal para a Igualdade assinala-se, anualmente, a 24 de outubro, sendo esta atividade realizada nos estabelecimentos de ensino entre os dias 26 e 30.