PENALVA DO CASTELO PROMOVE “SEMANA PARA A IGUALDADE”

Decorrente da celebração do Dia Municipal para a Igualdade, assinalado anualmente a 24 de outubro, o Município de Penalva do Castelo inicia hoje uma semana dedicada a esta temática, com a realização de iniciativas para diferentes públicos.

A partir de hoje e até ao final da semana vai ser possível ver na escadaria do Edifício dos Paços do Concelho a iniciativa “Degraus para a Igualdade”, cujo repto foi lançando pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Com base em dados recolhidos no boletim estatístico “Igualdade de Género em Portugal” relativo ao ano de 2021, a mesma pretende alertar para as desigualdades ainda existentes entre homens e mulheres. Esta iniciativa pode também ser vista na Escola Básica de Ínsua e na Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo.

Ao longo desta semana será realizada em todos os Jardins de Infância do concelho a iniciativa “Educar para a Inclusão”, que parte da leitura da história “Quatro Cantinhos de Nada”, de Jérôme Ruillier, para a reflexão sobre questões relacionadas com a promoção dos valores da igualdade, da aceitação da diferença e da inclusão social.

Paralelamente, para turmas do 3.º CEB e do Ensino Secundário será realizado um “Tribunal de Opinião”, com base em provérbios que promovem a desigualdade de género, de forma a fomentar a discussão positiva e o posicionamento dos jovens relativamente a estas questões.