PENALVA DO CASTELO MARCOU PRESENÇA NA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO VIVER EM IGUALDADE

O Município de Penalva do Castelo recebeu ontem, dia 20 de outubro, em Guimarães, o honroso prémio Viver em Igualdade|biénio 2022-2023.

Promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), esta iniciativa tem como objetivo distinguir e reconhecer Autarquias com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, a nível interno e no âmbito do território, enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitem a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação e dos Planos Nacionais de Ação.

Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, recebeu este prémio pelas mãos de Sandra Ribeiro, presidente da CIG e da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.

No seu discurso de encerramento, a Sr.ª Secretária de Estado referiu que a seleção das 25 candidaturas às quais foi atribuído o prémio “Viver em Igualdade”, bem como as 9 menções honrosas teve em conta a qualidade técnica apresentada e o compromisso político assumido. Mais referiu que os municípios têm uma forte importância na construção de um país promotor da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos e que esta distinção pretende ser um reconhecimento a estes municípios pelo exemplo que dão ao poder local.