PENALVA DO CASTELO CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA COM MURAL “FLORES DA PAZ E DAS OPORTUNIDADES”

No dia 30 de novembro celebra-se o “Dia Internacional da Cidade Educadora” e o Município de Penalva do Castelo associa-se a esta comemoração, no âmbito da sua adesão em junho de 2016, à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

Sob o lema deste ano “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”, o Município de Penalva do Castelo assinala a data com a exposição, no átrio da Câmara Municipal, do mural “Flores da Paz e das Oportunidades”, resultado de um desafio que a autarquia lançou aos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Cidadania, do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo e aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, que desde logo abraçaram a iniciativa. O objetivo principal visa a reflexão partilhada, através da realização de flores e pombas, sobre as oportunidades oferecidas pelo Município.

O mural é acompanhado por um vídeo com imagens da elaboração das flores que tem como fundo musical o “Hino das Cidades Educadoras”, que será também partilhado nos canais promocionais da Câmara de Penalva do Castelo.

Será também hasteada a bandeira de membro da Rede Internacional das Cidades Educadoras, na Câmara Municipal.

Com esta iniciativa pretende-se mobilizar todos os agentes sociais, à escala mundial, para unirem esforços para promover a paz, a convivência, a solidariedade e a inclusão. Da mesma forma procura-se que seja uma celebração dinâmica e participativa que promova o diálogo e sirva para divulgar todas as oportunidades que o Município oferece e contribua para a criação de novas sinergias.

Penalva do Castelo, Vila Educadora.