Penalva do castelo associa-se à Comemoração do Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas

O “Dia Internacional dos Museus” – 18 de maio – foi celebrado em Penalva do Castelo com visitas guiadas aos Núcleos Museológicos do concelho (Casa da Ínsua e Misericórdia).

Três turmas, do 5º ano, do Agrupamento de Escolas do Concelho, tiveram a oportunidade de conhecer e explorar o património museológico do Concelho.

A cada estudante foi oferecido um “Passaporte dos Núcleos Museológicos”, com uma breve contextualização histórica dos espaços visitados e um campo destinado ao “Carimbo da Visita”.

O Dia Internacional dos Museus é comemorado, anualmente a 18 de maio e foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (sigla ICOM, em inglês), com objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus junto da sociedade, bem como no seu desenvolvimento.

Este dia é celebrado há mais de 30 anos com programas que pretendem realçar o importante papel destes na sociedade. O “Poder dos Museus” foi o tema proposto para este ano cujo objetivo é refletir sobre o poder dos Museus em beneficio da sustentabilidade, da inovação e construção através da Educação.

A Câmara Municipal pretende, com a promoção deste tipo de iniciativas, contribuir para uma melhor compreensão de todo um passado histórico e cultural do concelho e das suas gentes e sensibilizar os mais jovens para a importância da preservação, destes espaços, assegurando que as gerações vindouras possam usufruir dos mesmos.