PENALVA DO CASTELO ASSINALOU O DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA COM INSTITUIÇÕES PARCEIR

No pretérito dia 20 de maio, na vila sede do concelho, a CPCJ de Penalva do Castelo, no âmbito do seu Plano de Ação 2023, assinalou o Dia Internacional da Família.

Assim, pelas 15 horas, no Parque da Lameira, em Penalva do Castelo, teve lugar a dinamização de um “Piquenique em Família”, iniciativa cuja organização contou com a parceria do Agrupamento de Escolas local e respetiva Associação de Pais/Encarregados de Educação, da Câmara Municipal, do Gabinete de Desporto da Autarquia, da Biblioteca Municipal e do CROI.

Na abertura, o Presidente do Município, Sr. Francisco Carvalho, a Presidente da CPCJ (Dr.ª Ana Bela Loureiro) e a Diretora do Agrupamento de Escolas local (professora Rosa Figueiredo) tomaram da palavra, lembrando, entre outros, o papel relevante e sempre atual de alguns dos objetivos que presidiram à criação e à proclamação do Dia Internacional da Família, em 1994, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU): a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil; o reforço da mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família; a sensibilização da população para o reconhecimento da família como núcleo vital da sociedade, bem como dos seus direitos e responsabilidades.

A professora Rosa Figueiredo procedeu ainda à apresentação do livro “Ser + Família, Manual de Atividades em Família”, da autoria da Equipa de Desenvolvimento Familiar do Agrupamento, concebido no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social e Comunitário do Ministério da Educação e do Projeto “Educar para Incluir” (Promoção do Sucesso Escolar). O mesmo foi ofertado às crianças, que se manifestaram curiosas com o conjunto de atividades propostas.

Também o Centro de Recolha Oficial Intermunicipal (CROI) de animais domésticos se associou à dinamização desta atividade, esclarecendo a população no que concerne à sua missão de promoção de Campanhas de Sensibilização sobre o não abandono de animais de companhia (Proteger SIM abandonar NÃO), bem como de Campanhas de Adoção, de que esta é exemplo.
Os Escuteiros também responderam afirmativamente ao convite que lhes foi endereçado, conferindo dinamismo e alegria à iniciativa.

Ainda que em dia de trabalho para muitos, várias famílias responderam, de modo entusiástico, ao convite endereçado à comunidade. Entre jogos tradicionais diversificados, insufláveis, pinturas faciais, Mural da Família, fotografias instantâneas, piquenique partilhado, foram várias as atividades que constituíram a satisfação de crianças e adultos, num encontro que promoveu o convívio, a partilha e o reforço dos laços afetivos.

Deste modo se cumpriu uma agradável tarde de sábado, com a consciência de que a família é a célula de todo o ordenamento social, e que importa, cada vez mais, que as instâncias locais, nacionais e supranacionais, do mesmo modo que toda a sociedade civil, continuem a envidar esforços no sentido da superação de questões económicas, socioculturais e outras, que assolam os agregados familiares.

A CPCJ de Penalva do Castelo