Penalva do Castelo assinala Jornadas Europeias do Património 23,24 e 25 de setembro

O Município de Penalva do Castelo assinala as Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, este ano subordinada ao tema “Património Sustentável”.

“As JEP 2022 apresentam muitas oportunidades para refletirmos sobre como podemos identificar e proteger o nosso património material, imaterial e natural, promover o turismo sustentável, considerar a nossa utilização de recursos e perguntar como estas questões se relacionam com o património, a arte, e a preservação de paisagens e biodiversidade. A questão do que significa salvaguardar o património é também uma faceta importante do tema deste ano. A sensibilização para as técnicas e materiais de renovação, o desenvolvimento de iniciativas digitais no domínio do património, a partilha de tradições e competências através das nossas fronteiras europeias e a valorização de boas práticas do passado que nos permitem usufruir hoje dos sítios históricos, podem ajudar-nos a encontrar soluções sobre como podemos proteger e gerir o nossos sítios vulneráveis, tornando-os acessíveis para as gerações atuais e futuras”.

Neste sentido, o Município partilha dois vídeos alusivos à feitura artesanal do pão e bolo de azeite/bolo da Páscoa, uma prática ancestral, que urge salvaguardar.

O pão e bolo de azeite são parte de um património gastronómico que deixa orgulhoso o concelho de Penalva do Castelo. Nestes vídeos é possível assistir às várias fases do processo de feitura tradicional, destes deliciosos produtos, um valioso saber imaterial.

O Forno comunitário de Sangemil é o resultado de um projeto de recuperação levado a cabo pela Junta de Freguesia da Ínsua, em 2012, que visa recuperar a feitura artesanal do afamado pão de Sangemil – aldeia outrora conhecida por “Terra de Padeiras”. O espaço inclui também um núcleo museológico que explica e testemunha o ciclo do pão e do quotidiano rural.

Há possibilidade de visita, bem como, assistir ao processo de produção artesanal do pão e degustação. Para mais informações deverá contactar a Junta de Freguesia de Ínsua através do 232642639 ou email freguesia.insua@sapo.pt.

Penalva do Castelo ComVida!