O MUNICÍPIO DE PENALVA DO CASTELO COMEMOROU O DIA MUNDIAL DO ENOTURISMO

O Município de Penalva do Castelo assinalou o Dia Mundial do Enoturismo, com um programa que pretende ser rotativo e dar a conhecer os produtores engarrafadores do concelho, sucessivamente reconhecidos e premiados em diversos concursos nacionais e internacionais – Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua, Quinta da Rebôtea, Quinta da Vegia e TavFer Vinhos (Quinta do Serrado).

Este ano, no dia 12 de novembro, a Adega Cooperativa de Penalva do Castelo foi a anfitriã do evento e abriu as portas para dar a conhecer as instalações e vinhos.
A tarde teve início com o acolhimento e boas-vindas dadas aos participantes, pelo Senhor Secretário da Adega Cooperativa, Fortunato Albuquerque e o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Laires.

Seguiu-se a visita às instalações da Adega Cooperativa guiada pelo enólogo António Pina. A meio do percurso, na sala das barricas, os participantes foram surpreendidos por um vinho licoroso acompanhado de queijo velho Serra da Estrela DOP. Um agradável momento de convívio e partilha.

O terceiro momento da tarde foi dedicado à harmonização dos sabores e aromas locais. Os presentes tiveram a oportunidade de degustar as seguintes harmonizações: Encruzado 2021 com queijo Serra da Estrela DOP amanteigado (Queijaria de Germil); Touriga Nacional 2019 com salpicão (Quinta de Vale Côvo); Reserva Tinto 2017 com presunto (Quinta de Vale Côvo) e finalmente Espumante com bolo rei de maçã Bravo de Esmolfe (Sandra`F Sweet C@kes).

A presença dos vários produtores no evento revelou-se uma oportunidade de dar a conhecer e promover os seus produtos, de reconhecida qualidade.

O evento contou com animação de alguns músicos da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.

A preparação das harmonizações e o serviço de mesa contou com a colaboração de duas alunas do curso profissional de cozinha/pastelaria do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo
O Senhor Vice-Presidente da Câmara encerrou a tarde, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância que este tipo de iniciativas, baseadas nas experiências e alicerçadas nos produtos endógenos de excelência, têm para o desenvolvimento turístico do concelho e na atração de pessoas ao território. Convidou todos a serem embaixadores do concelho e a divulgarem Penalva do Castelo e os seus produtos de excelência. A cada participante foi oferecida a tão apreciada e genuína Maçã Bravo de Esmolfe.

O Dia Mundial do Enoturismo foi instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e tem a chancela da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da qual o Município de Penalva do Castelo faz parte. O objetivo é divulgar o património, a cultura e as tradições dos territórios que constituem a rede, bem como as suas empresas produtoras de vinho e propostas enoturísticas, contribuindo para reforçar o turismo na Europa em torno do vinho. A RECEVIN une seis centenas de cidades e municípios, na promoção dos seus territórios vínicos.

O Município de Penalva do Castelo tem desenvolvido uma estratégia municipal direcionada para a implementação de medidas de marketing territorial, promovendo e divulgando o que de melhor se produz no concelho, com objetivo de valorizar e dinamizar o seu território, contribuindo assim para o desenvolvimento local e potenciando maior atratividade.