MUNICÍPIO DE PENALVA DO CASTELO RECEBE VISITANTES DA FUNDAÇÃO INATEL – PROGRAMA INATEL OUTONO

Durante o mês de setembro e outubro dando continuidade à parceria com a Fundação INATEL, o concelho recebeu a visita de cerca de 250 pessoas, no âmbito do Programa INATEL OUTONO 2022, provenientes de várias regiões do País (Faro, Lisboa, Leiria, Setúbal, Viana do Castelo, Barcelos, Braga, Porto e Coimbra).

Em Maio decorreu a primeira fase de visitas ao concelho através do programa INATEL PRIMAVERA (150 visitantes).

Esta segunda fase do ciclo de visitas ao concelho de Penalva do Castelo permitiu aos visitantes o contacto com património concelhio. Do programa da visita fez parte a passagem pelo emblemático solar da Casa da Ínsua, Igreja da Misericórdia, centro da Vila, mural dos produtos endógenos e Forno Comunitário de Sangemil, onde tiveram a oportunidade de saborear o afamado pão de Sangemil. O tradicional pastel de feijão “Castendo” também deliciou os participantes.

Segundo a Fundação INATEL, “estes programas têm como objetivo central disponibilizar serviços de turismo social, mobilizando as comunidades seniores do interior, possibilitando-lhes a aquisição de novas competências através do contacto com o vasto património cultural, gastronómico e natural do nosso país.”

A Câmara Municipal pretende com este tipo de visitas (guiadas e organizadas) promover o património do concelho, dinamizar a economia local, criar memórias, atrair mais visitantes/turistas e contribuir para a sustentabilidade do Território.