MUNICÍPIO DE PENALVA DO CASTELO PROMOVE SESSÕES EDUCATIVAS PARA A INCLUSÃO

De forma a fomentar os valores da igualdade, da inclusão, do respeito e da participação, o Município de Penalva do Castelo promoveu sessões educativas para a inclusão em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do concelho.

As 7 sessões realizadas integraram-se na Semana Municipal para a Igualdade, que decorreu entre os dias 24 e 28 de outubro e culminaram com a dinamização da iniciativa, no passado dia 05 de novembro, na Biblioteca Municipal.

A questão “Somos todos iguais?” serviu de ponto de partida para a reflexão. Respostas como: “Por fora somos todos diferentes, mas por dentro somos todos iguais”, “Todos somos diferentes porque cada pessoa tem um ADN diferente”, “Uns são mais altos e outros são mais baixos”, “Há diferentes cores de pele”, “Há rapazes e raparigas”, foram dadas na ponta da língua.

A leitura da história “Quatro Cantinhos de Nada”, de Jérôme Ruillier, prendeu a atenção das crianças, que ficaram a perceber que é possível um quadrado viver num mundo pensado apenas para círculos, bastando para isso haver empatia e vontade de alterar o sistema padronizado.

De seguida, um colaborador da Câmara Municipal com paralisia cerebral testemunhou, na primeira pessoa, a sua experiência de vida, os seus sucessos e insucessos e como apesar das suas limitações físicas se adaptou às diversas situações do dia-a-dia, tendo havido espaço para questões e para brincar.

De forma a alargar a discussão, foi apresentada a coleção de bonecos inclusivos “Iguais na Diferença”, construída com a colaboração de artesãos do concelho após proposta do município, refletindo-se assim sobre vários tipos de deficiências e diferenças físicas.

A dinâmica “Os meus olhos são os teus olhos” foi utilizada para que as crianças tivessem também a oportunidade de se colocar no lugar das pessoas com deficiência visual e percebessem como é importante a solidariedade e a atenção dos pares para a inclusão social.

A atividade terminou com a visualização de um filme infantil que transmite uma forte mensagem de aceitação da diferença.

Esta iniciativa integra-se no âmbito da execução das atividades do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (2022-2026), sendo que o Município pretende, através da sua realização, estimular e consciencializar, desde idades precoces, o respeito pela diferença, mobilizando as crianças para a defesa dos direitos, da igualdade de oportunidades e do bem-estar de todas e de todos.