MUNICÍPIO DE PENALVA DO CASTELO ENTREGA APARELHOS DE TELEASSISTÊNCIA A PESSOAS IDOSAS

Decorrente do protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do projeto “eGuard – Teleassistência a Pessoas Vulneráveis”, procedeu-se à entrega de dispositivos de teleassistência junto dos munícipes identificados que se encontram em situação de risco, vulnerabilidade, isolamento ou sem retaguarda familiar.

Estes dispositivos dispõem apenas de um botão que quando pressionado cerca de três segundos contínuos aciona uma chamada para a Sala de Situação do Comando Territorial da GNR, sendo em caso de queda o acionamento imediato.

O aparelho pode ser utilizado quando a pessoa idosa se sinta em perigo, em situação de doença súbita, de queda ou em que a mesma seja vítima de crime. A usar preferencialmente ao pescoço, o mesmo permite comunicar de forma bidirecional, tendo ainda um sistema que em situações em que os aparelhos se mantenham inativos por 12 ou mais horas, os militares da GNR tomam a iniciativa de entrar em contacto com a pessoa de forma a aferir a necessidade de serem acionados os meios de socorro adequados à situação.

É objetivo deste projeto retardar a institucionalização das pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, contribuindo para o reforço da sua segurança e bem-estar e combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão através de um serviço que está disponível em permanência.

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito