MÊS DE ABRIL – PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

Em 1989, na Virgínia, E.U.A., Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas que o vissem. Bonnie Finney era avó de duas crianças vítimas de maus-tratos e o laço azul simbolizava as nódoas negras dos corpos dos seus netos.

Nasce, assim, a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), cujo objetivo é a prevenção, a promoção e proteção dos direitos das crianças, no que respeita, sobretudo, aos maus-tratos.

No passado mês de abril a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo associou-se à campanha nacional de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância através da realização de um conjunto de iniciativas que procuraram sensibilizar a comunidade em geral, no combate a práticas violentas, quer na forma de maus tratos físicos ou psicológicos, simbolizados internacionalmente por um laço azul.

O mês foi aberto com o edifício dos Paços do Concelho iluminado de azul e colocados materiais alusivos à campanha na rotunda da entrada principal da vila de Penalva do Castelo como forma de impactar a comunidade para esta causa.

Foi realizada a distribuição do Calendário dos Afetos em todos os estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como as tarjas com o Laço Azul em todas as instituições públicas.

No dia 21 de abril foi promovida, para os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, uma sessão intitulada “Movimento contra o discurso de ódio”, dinamizada pelo IPDJ de Viseu que versou sobre a problemática do bullying e das relações amorosas violentas e que contou com a presença de cerca de 175 alunos.

No dia 30 de abril, pelas 15h00 realizou-se a Caminhada Azul, em colaboração com a da Unidade Orgânica de Desporto e Tempos Livres da Autarquia, na qual estiveram presentes cerca de 150 pessoas. Aos participantes foi oferecida uma t-shirt azul e formado um laço humano, enquanto gesto de solidariedade por todas as crianças e jovens que são vítimas de maus-tratos.

Esta campanha teve como objetivo primordial sensibilizar toda a comunidade para o importante papel de adoção de uma cultura preventiva face às diversas formas de maus-tratos infantis bem como promover os direitos das crianças e o seu superior interesse.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito