MANUAL DE IDENTIDADE ALIMENTAR VISEU DÃO LAFÕES APRESENTADO EM PENALVA DO CASTELO

No dia 29 de janeiro realizou-se, no Salão da Loja de Cidadão de Penalva do Castelo, a Apresentação do Manual de Identidade Alimentar de Viseu Dão Lafões.

O Manual de Identidade Alimentar de Viseu Dão Lafões surge de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões, a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), a ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, a Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) e a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG).

Ao longo de três dezenas de páginas, o Manual dá nota das características diferenciadoras da identidade alimentar da região de Viseu Dão Lafões e traça o perfil alimentar de todo um território, procurando divulgar e, sobretudo despertar para a preservação dos elementos identitários da alimentação das nossas gentes.

A apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, do Coordenador do GAL/ADD, Emanuel Ribeiro e da nutricionista da Nutrition for Hapiness, Maria Inês Paula.

Francisco Carvalho deu início à sessão, felicitando os intervenientes deste projeto e salientando a importância de preservar e valorizar a identidade alimentar e cultural tão rico da nossa região. A nutricionista, Maria Inês Paula, da Nutrition for Hapiness, apresentou, de forma detalhada, o Manual.

Esta iniciativa visa a promoção da dieta mediterrânica e de uma alimentação equilibrada e saudável, numa aliança entre produção local, sazonalidade e sustentabilidade, tendo como matriz comum a identidade alimentar do território.