LENDAS E ENCANTOS DA SERRA DA PARAMUNA ASSINALARAM DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS EM PENALVA DO CASTELO

O Município de Penalva do Castelo, em parceria com a Junta de Freguesia de Esmolfe, celebrou, no dia 23 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios através da realização do passeio temático “Pelas lendas e encantos da Serra da Paramuna”.

A escolha desde espaço e local para cenário natural desta iniciativa prendeu-se com o facto da Serra da Paramuna, também conhecida por Serra de Esmolfe ou Serra dos Muros ser palco de um valioso património material e imaterial que urge preservar.

A Serra, mercê da geologia que a enforma, modelada pela ação da erosão, reúne um conjunto de afloramentos rochosos, isolados ou em grupo, e recantos aprazíveis, que a fauna e singular flora tornam ainda mais cativante. A milenar convivência humana com Serra não a descaraterizou. Pelo contrário, enriqueceu-a com lendas, mitos, curiosidades e tantas outras vivências.

Através de um passeio enriquecido pelo vasto conhecimento de uma pessoa que conhece aqueles caminhos desde sempre, os participantes foram estimulados a olhar para a Serra para além do óbvio, guiados pelas lendas e memórias associadas ao seu património geológico, contribuindo deste modo para a salvaguarda e compromisso com a herança comum identitária de um povo e das suas vivências.

O Esmolfense João Evangelista – ligado à Serra desde a infância, quando aí apascentava o rebanho familiar – acompanhou a visita, descrevendo factos e pormenores que escapam ao simples olhar.

O passeio iniciou com a visita ao escorrega natural onde outrora as crianças e jovens de Esmolfe partilhavam as brincadeiras, seguindo-se a lenda associada aos Penedos da Pastora, das Merendas, do Cavalinho e do Dragão.

A meio do percurso os participantes foram surpreendidos com a beleza e imensidão das Estevas, uma planta que nesta altura do ano se encontra florida e que, de acordo com a lenda está relacionada com o período da Páscoa sendo as manchas das suas pétalas associadas às cinco Chagas de Cristo. Neste local decorreu uma degustação do chá de Esteva e foram dadas a conhecer algumas das propriedades e benefícios.

A paisagem deslumbrante, pincelada por tons primaveris pautou todo o percurso e marcou esta experiência.

O Município de Penalva do Castelo através deste tipo de iniciativas, visa sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço coletivo que deve envolver toda a comunidade na sua proteção e conservação.

SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito