LANÇAMENTO DA APP HERÓIS DA FRUTA DESAFIA FAMÍLIAS A SAIR DO SOFÁ

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) em parceria com a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, lança hoje, Dia Mundial da Obesidade, a app Heróis da Fruta, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação com o mesmo nome que estreou recentemente na televisão, com as vozes de Jéssica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo que a associação promove nas escolas há 10 anos.

O aplicativo, desenvolvido em Portugal pelos estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil.

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto, bastando para isso baixar a app Hérois da Fruta, que se encontra disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android.

No concelho de Penalva do Castelo existem 8 cartazes onde os baús podem ser abertos, sendo que cada um contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html

A propósito deste lançamento, Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, refere que “Perante o impacto que as soluções digitais vêm demonstrando no processo de aprendizagem dos mais novos, o Município de Penalva do Castelo decidiu juntar-se a esta iniciativa, até porque sendo um território rico na produção de diversos frutos biológicos, onde ganha notoriedade a maçã Bravo de Esmolfe, um dos seus melhores produtos endógenos, esta aplicação poderá ser um incentivo para que as crianças possam, de uma forma fácil e divertida aprender boas práticas para uma vida mais saudável”.