IX Concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe”

No âmbito da XXIX Feira da Maçã Bravo de Esmolfe, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo promoveu a nona edição do Concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe”.

Esta iniciativa tem como objetivo incentivar a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, desafiando os participantes do concelho a desenvolverem propostas gastronómicas, doces, salgadas ou de outro tipo, que utilizem a Maçã Bravo de Esmolfe como ingrediente principal.

Na edição deste ano, participaram dez concorrentes, que apresentaram treze delícias a concurso. Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo concorreu com a delícia “Profiterole de Maçã Bravo de Esmolfe”; Beatriz Marques Correia apresentou as delícias “Bravinha de Esmolfe” e “Bravo e Cremoso”; Fernanda Ferreira Mendes Lopes concorreu com “Delícia de Três Sabores da Avó Nanda”; a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo participou com “Crocante à Castendo”; Luís Carlos Batista Carvalho apresentou “Trilogia da Serra” e “Âmbar do Pomar”; Maria Ilda Martins Pires participou com “Bolo de Maçã Bravo de Esmolfe” e “Compota de Maçã Bravo de Esmolfe”; Mário José Batista Carvalho apresentou o “Flan de Maçã Bravo de Esmolfe”; Marlene de Jesus Cardoso concorreu com a “Tarte de Maçã Bravo de Esmolfe”; o Restaurante Fleur de Sel apresentou a delícia “Trilogia à Fleur de Sel” e a Virgínia Lopes de Pina Claro participou a delícia “Coração Bravo”.

O júri decidiu, pela primeira vez, atribuiu dois primeiros prémios, em reconhecimento da elevada qualidade e originalidade das propostas apresentadas.

Vencedores:

1.º Prémio:

Restaurante Fleur de Sel – Delícia Trilogia à Fleur de Sel

Luís Carlos Batista Carvalho – Delícia Trilogia à Serra

2.º Prémio:

Luís Carlos Batista Carvalho – Âmbar do Pomar

3.º Prémio:

Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo – Delícia Profiterole de Maçã Bravo de Esmolfe

 

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo endereça um agradecimento especial a todos os participantes, cujo empenho, criatividade e inovação contribuíram para a valorização e promoção da Maçã Bravo de Esmolfe, um produto endógeno de excelência, reconhecido pelo seu aroma e pelas suas características únicas.

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito