FUNDAÇÃO INATEL DE VISITA AO MUNICÍPIO DE PENALVA DO CASTELO

Decorreu, durante o mês de maio numa parceria com a Câmara Municipal, a primeira fase do ciclo de visitas da Fundação INATEL ao concelho de Penalva do Castelo no âmbito do Programa INATEL PRIMAVERA/OUTONO 2022. Segundo a Fundação INATEL, este programa tem como objetivo central disponibilizar serviços de turismo social, mobilizando as comunidades seniores do interior, possibilitando-lhes a aquisição de novas competências através do contacto com o vasto património cultural, gastronómico e natural do nosso país.

Mais de 150 seniores provenientes de várias regiões do País (Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra) visitaram parte do património do concelho.

A visita contemplou a passagem pela Casa da Ínsua, Igreja e núcleo museológico da Misericórdia, centro da vila, oficina de artesanato em amiais e Anta do Penedo do Com. Ainda houve tempo para a degustação do tradicional e delicioso pastel de feijão “Castendo”.

O segundo ciclo das visitas irá realizar-se durante os meses de setembro e outubro.

No final da visita os visitantes manifestaram agrado e vontade de regressar.

Com este tipo de visitas guiadas e organizadas a Câmara Municipal de Penalva do Castelo visa dar a conhecer o património do concelho, dinamizar a economia local e criar memórias que suscitem a atração de mais visitantes e turistas para novas experiencias no Território.