Exposição Coletiva de Pintura na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo acolheu, entre 27 de abril e 7 de maio, a exposição “Sentinelas do Mar”, uma mostra coletiva de pintura, constituída por 33 trabalhos artísticos sobre “Faróis Nacionais”, da autoria de 11 pintores ibéricos.

Trata-se de uma exposição que pretende valorizar um património único e uma história ligada ao mar que tanto honra os portugueses. Presentes a longo da extensa costa nacional, os faróis assumiram, ao longo dos séculos, um papel fundamental na notável história marítima portuguesa, sendo a grande maioria classificados como monumentos nacionais.

O pintor Aires dos Santos, curador da exposição, convidou para este projeto 10 conceituados pintores ibéricos no período pós-confinamento, com o intuito de poderem retomar as suas atividades artísticas, surgindo um conjunto de 33 notáveis trabalhos artísticos de elevado valor simbólico.

As obras expostas foram da autoria dos pintores Aires dos Santos (Canas de Senhorim), Alice Piloto (Viseu), António Dias (Canas de Senhorim), Grácio Freitas (Amora), José Dell Castillo (Cidade Rodrigo – Espanha), Lena Jorge (Viseu), Luís Duro (Viseu), Mário Costa (Unhais da Serra), Nelson Santos (Canas de Senhorim), Nuno Angélico (Viseu) e Ricardo Rodrigues (Viseu).

A esta exposição foram ainda associados mais 4 pequenos trabalhos artísticos, também sobre faróis, realizados por turmas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo (turmas 2º B, 3º/4ºA, 3º B da EBI e Pré-Escolar/1º CEB de Sezures), no âmbito da última sessão do projeto “Era uma vez…”, dinamizada a partir da história “Olá, Farol!”, da autoria de Sophie Blackall.