EXPOSIÇÃO CRAFT TURISMO CRIATIVO | NOVAS FORMAS DE ARTESANATO – DESIGN FEITO À MÃO

06 de fevereiro a 15 de março
Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo

As peças apresentadas nesta exposição demonstram que é possível recuperar e dar novos usos ao sabe-fazer artesanal, sensibilizando para a sustentabilidade e para a economia circular. Privilegiar matérias naturais e sustentáveis em detrimento do plástico, optar pelo feito à mão em vez do industrial, encomendar localmente a quem sabe fazer permitindo acrescentar valor ao património cultural da região.

O projeto Craft Turismo Criativo visa a preservação, valorização e promoção dos recursos relacionados com o património cultural e imaterial dos municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão. A criação de uma linha de novos produtos constitui uma das vertentes de ação do projeto, promovido pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), que implicou o mapeamento de artesãos e técnicas locais e um processo criativo de cocriação entre artesãos e participantes locais.

Com o apoio de uma designer de produto, foram produzidos, de raiz, quatro novos objetos de design, por artesãos da região, que traduzem o património cultural deste território de uma forma criativa. Os desenhos associados à vinha evidenciam a relevância vitivinícola de Nelas, Mangualde e da Região do Dão, representados no vitral e no Bordado de Tibaldinho, ambos produzidos em Mangualde. O bordado mais contemporâneo conta à mesa a lenda da Cabicanca, património imaterial de Aguiar da Beira. A cestaria reflete a paisagem natural deste território, cujos frutos permitem construir produtos duráveis e sustentáveis, em vime, junco ou junça, ainda trabalhados por mãos de mestre em Penalva do Castelo e em Sátão. O barro é literalmente da terra, do mesmo lugar onde foi moldado à mão para também vir servir à mesa.

Data

Fev 06 2024 - Mar 15 2024
A decorrer...

Horário

8:00 am - 6:00 pm
Categoria

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito