Comemoração do Dia Internacional dos Museus

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo associa-se à proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus para a celebração do Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”.
O programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que a Câmara Municipal preparou para o dia 18 de maio envolve a comunidade escolar, através de visitas guiadas aos núcleos museológicos do Concelho, direcionadas aos alunos do 5º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Local e a convida todos os interessados a visitarem livremente e de forma gratuita estes espaços que estarão abertos nos horários mencionados no cartaz da iniciativa, uma excelente oportunidade para percorrerem nos percorrerem locais da vila que mostram a diversidade do património do concelho, pondo em evidência a evolução da vila ao longo da história e reforçando a herança comum e a sua identidade.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. Este ano o tema é dedicado a celebrar e a refletir sobre como estas instituições podem contribuir para tornar o mundo um lugar melhor, não só pelo estudo e divulgação do património (material e imaterial), mas também pela intervenção que podem ter na sociedade.
Os museus têm o poder de transformar o mundo à nossa volta. Como lugares de descoberta, mostram-nos o passado e abrem as nossas mentes para novas ideias, dois passos essenciais para construir um futuro melhor. Os museus são fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades e existem muitas maneiras pelas quais podem contribuir para uma sociedade melhor e mais equilibrada: desde apoiar a ação climática e promover a inclusão, até combater o isolamento social e melhorar a saúde mental.
Deste modo, a Câmara Municipal pretende dar a conhecer e promover o património museológico do concelho, de modo a contribuir para o fortalecimento do sentimento de identidade e de pertença, bem como perpetuar as memórias passadas para melhor se compreender o futuro.

Mai 18 2023
Expired!