Ciclo de Documentários “Cultures of Resistence” inicia com “Stalking Chernobyl”

O Ciclo de Documentários “Cultures of Resistence”, uma iniciativa de parceria entre a Associação Multidisciplinar “A Eira” e o Município de Penalva do Castelo, inicia na próxima quinta-feira (07 de julho), pelas 21h30, na Biblioteca Municipal”, com projeção do documentário “Stalking Chernobyl”, realizado por iara lee.

Este Ciclo integra a iniciativa “Verão n’a Eira” e prevê a projeção de um documentário todas as quintas-feiras do mês de julho, sempre às 21h30 e na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo. Os documentários serão seguido de uma conversa informal/debate.

Sinopse do Documentário: “Stalking Chernobyl” realizado por Iara Lee, um documentário da Cultures of Resistance Films, examina a cultura underground da Zona de Exclusão de Chernobyl, na Ucrânia. Três décadas após o desastre nuclear mais infame do mundo, a vida selvagem voltou às terras abandonadas pelos cidadãos que ali viviam. Enquanto isso, aventureiros ilegais conhecidos como “stalkers”, adeptos de desportos radicais, artistas e empresas de turismo começaram a explorar novamente a paisagem fantasmagórica pós-apocalíptica. Tudo isto mudou nos últimos meses, com a invasão russa da Ucrânia. Durante várias semanas, o exército Russo assumiu o controlo da Zona de Exclusão de Chernobyl. Naquela época, os trabalhadores ucranianos da fábrica foram detidos contra a sua vontade e forçados a “trabalhar” durante longos turnos. Como resultado da invasão, a eletricidade da central foi cortada de forma intermitente, criando uma situação potencialmente perigosa tendo em conta o material radioativo ainda lá armazenado. Enquanto isso, as tropas russas cavaram trincheiras e remexeram o solo, podendo ter libertado quantidades significativas de poeira radioativa nociva.

[“Cultures os Resistence”: Stalking Chernobyl – Ucrânia, EUA, Bulgária, Eslováquia, 2020, 58’ / Iara lee]

Trailer: www.youtube.com/watch?v=yWVlb6RhPYs&t=12s

Mais informações/inscrições: 965064126 | biblioteca@cm-penalvadocastelo.pt