ESMOLFE EM FESTA

COM PROGRAMA DIVERSIFICADO MARCADO POR CAMINHADA E ASSINATURA DO PROTOCOLO DE CONSAGRAÇÃO DA ALDEIA DE ESMOLFE COMO ALDEIA DE PORTUGAL

A Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia de Esmolfe e Casa do Povo de Esmolfe, promoveu no dia 31 de julho uma caminhada por um trajeto alternativo ao inicialmente previsto “Rota dos Cenários do Passado”, que pelas condicionantes impostas no âmbito da prevenção dos incêndios florestais não foi possível realizar.

A caminhada cultural, inserida no programa das Festas do Povo, teve início junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e percorreu parte da freguesia de Esmolfe, permitindo aos participantes um contacto muito próximo com tradições e passado histórico da freguesia.

Os diversos pontos de passagem foram enriquecidos com as explicações do Senhor João Evangelista, o anfitrião Esmolfense e conhecedor da história e tradições locais, que de uma forma entusiasta, proporcionou um “olhar” mais atento sobre o património e tradições da freguesia. O percurso passou pela igreja matriz, relógio de sol, a chocalhada, sepulturas antropomórficas (X-XII), capela de Santo Ildefonso, jogos tradicionais, artesanato (esculturas em granito), as lavadeiras e a capela de Santa Clara (Fundo de Vila).

Os sabores não faltaram e na frescura convidativa dos carvalhos junto a um pomar de macieiras Bravo de Esmolfe os participantes puderam degustar, além de outras iguarias, compotas, geleia bolo e licor de maçã Bravo de Esmolfe. Na Quinta do Chão Grande e na envolvência de uma belíssima paisagem e extensos vinhedos outras delícias gastronómicas surpreenderam os caminhantes (peixinhos do rio, queijo serra da estrela, alheira, chouriça caseira, entre outras).

A iniciativa contou com a colaboração para a dinamização das várias animações/recriações ao longo do percurso, com o apoio do Agrupamento 149 – Ínsua, Grupo de Catequese de Esmolfe e Comunidade Local.
No período da tarde, após um agradável e animado almoço convívio, realizou-se a assinatura do protocolo de formalização da adesão de Esmolfe à rede “Aldeias de Portugal”. Um motivo de orgulho para todos os Esmolfenses e Penalvenses e cujo sucesso depende do envolvimento de toda a comunidade. O objetivo principal passa por pegar naquilo que é característico da aldeia e transformá-lo em experiências memoráveis para os visitantes/turistas.

Esmolfe vai continuar em Festa e através do envolvimento e contributo de todos irá promover diversas atividades durante o ano que pretendem proporcionar experiências únicas e genuínas e atrair pessoas à Aldeia Berço da Maçã Bravo de Esmolfe e ao Território.

Esteja atento às próximas iniciativas e sinta-se desde já convidado(a) para visitar esta bonita Aldeia de Portugal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
SERVIÇOS PARA CONSULTA

ALERTAS COVID-19

ALERTAS COVID

Procedimentos e directivas a proceder no município
Consultar

Município de Penalva do Castelo

Acesso Restrito