Encontro de Janeiras em Penalva do Castelo

A Câmara Municipal em conjunto com Associação Cultural Castro Pena Alba realizou no dia 15 de janeiro de 2023, pelas 14.30 horas, na Igreja da Misericórdia, a 22ª edição do tradicional Encontro de Janeiras.

Na presente edição participaram nove grupos concelhios, nomeadamente: Agrupamento 149 CNE – Ínsua, Associação Cultural Recreativa Social Desportiva União da Encoberta, Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo, Grupo de Cantares “Pena Alba”, Grupo de Cantares de Vila Cova do Covelo, Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, Tuna Realense e a Tuna de São Martinho de Pindo.

No decorrer da atuação da Tuna de São Martinho de Pindo, esta foi homenageada por há mais de duas décadas iniciar com mais três grupos (Grupo de Cantares de Pena Alba, Grupo de Cantares de Sezures e o Grupo Vozes da Terra – Penalva do Castelo) o cantar das Janeiras na escadaria da Igreja da Misericórdia.

Foram muitos os penalvenses e visitantes que durante três horas assistiram ao cantar das janeiras com muita animação e salutar convívio.

No final do espetáculo, decorreu na Loja de Cidadão um lanche de confraternização entre as coletividades e quantos quiseram associar-se e este convívio.

O Encontro de Janeiras inicia a programação concelhia e constitui um dos pontos altos da recreação cultural no concelho de Penalva do Castelo, fomentando o convívio e o espírito associativo entre as diversas coletividades culturais.