Dia Municipal para a Igualdade – 24 de outubro de 2015

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, assinalado no dia 24 de outubro de 2015, o Município de Penalva do Castelo associou-se à Biblioteca Municipal com o intuito de realizar uma ação de sensibilização sobre a influência dos estereótipos na definição do projeto de vida da criança. Esta atividade, dirigida a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, inseriu-se na habitual estrutura do projeto “Sábados na Biblioteca”, onde foi contada a história “O Tiago é muito alto”, que retrata a fábula de um coelhinho muito alto para a sua idade e que, pela sua diferença, era discriminado pelos seus colegas.

Após um pequeno debate sobre a moral do conto infantil, deu-se início à atividade denominada “Quem é quem?”, onde foi descrita uma profissão tipicamente associada ao sexo masculino e foi pedido às crianças que retratassem a pessoa, a partir da descrição que estava a ser feita.

Sendo que o profissional retratado era da área da engenharia geológica foi interessante constatar que apenas duas meninas, com 10 anos de idade, escolheram desenhar uma engenheira, enquanto os restantes representaram o sexo masculino. Esta deu origem a uma discussão em grupo sobre a existência ou inexistência de profissões destinadas para cada um dos sexos com a ajuda da Engenheira Isabel Ferreira, profissional da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, que se mostrou disponível para esclarecer todas as dúvidas sobre o trabalho que desempenha, seu projeto de vida e dificuldades inerentes em trabalhar num meio tipicamente masculino.

Foi uma oportunidade de reflexão em que as crianças conviveram com exemplos concretos do dia-a-dia de uma profissão que desconheciam; onde identificaram comportamentos discriminatórios no seu grupo de pares; desmistificaram estereótipos e desenvolveram ferramentas úteis para promoverem a igualdade de género junto dos seus.