DIA MUNDIAL DO ENOTURISMO COMEMOROU-SE EM PENALVA DO CASTELO – QUINTA DO SERRADO FOI A ANFITRIÃ EM DIA DE S. MARTINHO

O Município de Penalva do Castelo, como já é habitual, associou-se às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo, com um programa rotativo que visa dar a conhecer os produtores engarrafadores do concelho que têm sido sucessivamente reconhecidos e premiados em diversos concursos nacionais e internacionais – Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua, Quinta da Rebôtea, Quinta da Vegia e Tavfer Vinhos (Quinta do Serrado).

Este ano, no dia 11 de novembro – Dia de S. Martinho, a Quinta do Serrado – Tavfer Vinhos foi a anfitriã do evento e abriu portas para dar a conhecer as suas instalações e vinhos. O programa iniciou, com o acolhimento dos participantes na Quinta do Serrado, pelo Eng.º João Loureiro, seguindo-se a visita às instalações da adega com a degustação do vinho Serrado Colheita Branco acompanhado com o delicioso pastel de feijão Castendo, da pastelaria Pena D´Alva.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho e o Proprietário da Tavfer Vinhos – Quinta do Serrado, Fernando Tavares Pereira, marcaram presença e deram as boas vindas aos participantes, tendo reforçado a importância deste tipo de iniciativas e parcerias para promover o enoturismo e alavancar o turismo local. O Presidente da Câmara Municipal, reforçou também a qualidade dos vinhos da Tavfer Vinhos – Quinta do Serrado e das várias adegas do concelho e a relação salutar que mantém com Fernando Tavares Pereira, proprietário do Mosteiro do Santo Sepulcro em Trancozelos, que nesta fase está a ser objeto de uma requalificação, classificado como Monumento Nacional e o mosteiro mais antigo da Península Ibérica pertencente à Ordem do Santo Sepulcro.

A visita às vinhas da Quinta do Mosteiro e ao Mosteiro do Santo Sepulcro, como inicialmente previsto e devido às condições climatéricas inconstantes, não foi possível visitar in loco. No entanto, a Dr.ª Fátima Beja – arqueóloga responsável pelos trabalhos arqueológicos no Mosteiro – presenteou os participantes com uma excelente apresentação sobre a história do Mosteiro do Santo Sepulcro, achados arqueológicos e ponto de situação dos trabalhos.

De seguida decorreu a harmonização de sabores e aromas locais, orientada pelo Eng.º Carlos Silva, enólogo da Adega, que não deixou ninguém indiferente pela forma como transmitiu e envolveu os participantes com os seus saberes sobre o terroir, características e particularidades de cada vinho apresentado.

Os presentes tiveram a oportunidade de degustar as seguintes harmonizações: Encruzado 2022 com Queijo Serra da Estrela DOP meia cura e curado (Queijaria de Germil); Touriga Nacional 2019 com chouriça assada e presunto (José Miguel Araújo Unipessoal Lda.) e finalmente Espumante Picos do Couto 2021 com Bolo Rei de Maçã Bravo de Esmolfe (Sandra`F Sweet C@kes).

Para rematar a tarde, de sabores e aromas memoráveis, houve ainda espaço para assinalar o Dia de S. Martinho com as tradicionais castanhas assadas acompanhadas de Jeropiga.

A presença de produtores e agentes do território no evento revelou-se uma oportunidade de dar a conhecer e promover os seus produtos, de reconhecida qualidade.

A preparação das harmonizações e o serviço de mesa contou com a colaboração de dois alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.

Após a visualização do vídeo promocional do concelho, o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Laires, encerrou o evento agradecendo a presença de todos e reforçou a importância que este tipo de iniciativas, baseadas nas experiências e nos produtos endógenos de excelência, têm para o desenvolvimento turístico do concelho e na atração de pessoas ao território. Convidou todos a serem embaixadores do concelho e a divulgarem Penalva do Castelo e os seus produtos de excelência.